Islândia

Setembro 2017

D I C A S   G E R A I S

Nossa viagem para a Islândia aconteceu no final do mês de setembro de 2017 e durou ao todo 9 dias. De acordo com o pesquisamos, março e setembro são os melhores meses para visitar a ilha. Acabou que demos sorte e o mês de setembro coincidiu com nossas férias. Mas, enquanto estávamos lá, conseguimos entender melhor o porquê de essa ser considerada a melhor época: a temperatura ainda não costuma ficar tão baixa e a quantidade de turistas é menor se comparada a julho e agosto. Além disso, é no final de setembro que a aurora boreal começa a aparecer, por mais que as chances de vê-la ainda não sejam tão altas. A verdade é que cada estação do ano tem suas especificidades que sempre trazem vantagens e desvantagens. Mas, independentemente da época escolhida, uma viagem para lslândia costuma exigir um pouco mais de pesquisa e planejamento do que para outros destinos europeus. Separamos a seguir tudo de mais importante que aprendemos ao longo dos nossos dias por lá em setembro, na intenção de que ajude e (motive!) novas aventuras nesse país incrível.

T E M P E R A T U R A

A temperatura é algo que preocupa muitos que desejam conhecer a Islândia. Sempre que comentávamos sobre nossa viagem, logo a pergunta sobre o frio aparecia. Em média, a temperatura que pegamos foi de 8 graus. Um leve friozinho, mas realmente não foi algo que nos incomodou. Somente em situações que nos molhávamos, como nas cachoeiras. Vale ressaltar também que em uma viagem como essa ficamos muito tempo dentro do carro, o que alivia o contato com o frio. Em geral, as paradas que fazíamos não eram tão longas, então é bem diferente de viagens a cidades grandes, em que você passa o dia inteiro andando do lado de fora.

P R E P A R A N D O   A   M A L A

Uma grande dúvida que tivemos enquanto nos preparávamos para a viagem foi em relação a que tipo de roupa levar para essa época do ano. Fizemos algumas pesquisas antes e, no final, organizar a mala foi mais simples do que imaginávamos. Listaremos aqui o que levamos e achamos que foi essencial para nossos 9 dias por lá.

É importante levar em consideração o quão instável o tempo é em toda a ilha. Não é muito confiável acompanhar as previsões, porque em um mesmo dia o cenário pode variar de um lindo céu azul a carregadas nuvens pretas. Pode ter certeza de que o vento e a chuva estarão garantidos em sua viagem. Mas, como dizem os dinamarqueses: "Não existe tempo ruim, apenas roupas erradas." Resumidamente, você vai precisar dessas 3 camadas:

 

1.  C A M A D A

blusa e calça/meia calça térmicas

2.  C A M A D A

um casaco mais quentinho
tipo fleece, que segure bem o frio

3.  C A M A D A

na parte de cima: